Meningite volta a assustar. Leia tudo o que você precisa saber

Padrão

Com o problema sério que está passando a cantora Eyshila e seu filho em estado grave com uma meningite viral, o problema volta às manchetes. Recentemente, a morte do filho da prefeita da cidade de Goiás por meningite também foi notícia.

E a doença, sempre tão temida, volta a amedrontar as mães do Brasil.

meningite-em-criancas

Mas há motivo para pânico?

Quero te tranquilizar, mas também te orientar, para ficar atenta ao problema e se ligar na prevenção.

As meningites são infecções das membranas que revestem o cérebro, chamadas de meninges. Normalmente, o indivíduo adquire um agente infeccioso, mais comumente um vírus ou uma bactéria e ela atinge o sistema nervoso central.

O quadro depende da idade:

Recém-nascidos e bebês – normalmente ocorre febre, irritabilidade, surgimento de manchas na pele (se ligue e vá para a emergência!), podendo também ocorrer vômitos e aumento da fontanela (moleira).

Crianças maiores e Adolescentes – é marcante uma forte dor de cabeça, com vômitos repetidos e em jato e também pode chamar atenção a fotofobia, ou seja, a aversão à luz. Também podem surgir manchas arroxeadas na pele. Sempre vá rápido para a emergência caso ele tenha esses sintomas.

É sempre grave?

Não. A maioria das meningites virais, apesar do quadro assustador, tem boa evolução e raramente complicam. Mas as meningites bacterianas são quase sempre graves ou deixam sequelas.

-Ixi, doutor, que medo!

Não precisa ter medo, a maioria das crianças hoje estão protegidas para os tipos mais graves de meningites bacterianas, pois tomam vacina para Hemófilos, Pneumoco e Meningococo C, que causam a maior parte das meningites bacterianas graves. Depois do advento da vacinação, os casos diminuíram drasticamente.

– Mas eu ouvi falar que tem vacinas para meningite que o SUS não faz…

Sim, temos hoje 2 vacinas para meningites bacterianas que o SUS não faz, a vacina para Meningo ACWY e a para Meningo B.

Ainda não foram adotadas no serviço público pois são vacinas novas, caras e ainda sem estudos de custo-efetividade que justifique sua indicação nos programas públicos em larga escala.

A vacina de Meningo B já está sendo usada de rotina na Inglaterra, com bons resultados.

-Se eu tiver dinheiro e quiser fazer, elas protegem?

Sim. Se puder fazer, faça, mas não precisa sair correndo para a primeira clínica de vacinas, pois não há surto nenhum no país.

O caso do filho da cantora parece ser causado por um vírus e para esse tipo de meningite, que pode ser causada por inúmeros vírus, não temos vacinas.

A prevenção baseia-se na boa alimentação e bom estado imunológico.

Quanto mais cedo for adotado o tratamento das meningites bacterianas, melhor o prognóstico.

As meningites virais também devem ser tratadas com medicamentos antivirais, sempre em hospital.

Se achou importante, curta e compartilhe!

Dr Flávio Melo – pediatra

Sou médico pediatra há 11 anos, formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba e Pediatria no Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (IMIP/Recife-PE). Enxergo que o futuro da prevenção na criança, passa por uma atuação nos hábitos familiares e estilo de vida, desde antes do casal engravidar.

Sobre danipeternel

A mãe mais felizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz :) "Três coisas agradeço a Deus todos os dias de minha vida:o ter-me permitido o conhecimento de sua obra,o haver acendido a lâmpada da fé na minha treva material e o ter-me dado outra vida a esperar depois desta". (Frei Anselmo)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s